Nara Salles 1
Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ
No último fim de semana, Ipatinga (MG) figurava entre os seis dos 154 municípios com mais de 200 mil habitantes sem confirmação de mortes por coronavírus no país2. Localizada na Região Metropolitana do Vale do Aço, a 217 km da capital mineira, a cidade de 239.468 habitantes é marcada pela presença da siderúrgica Usiminas. Na economia, ocupa a décima posição no estado e a 107ª no país, com PIB per capita de R$ 36.993,39, e tem Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,771, considerado alto e crescente3. Esse panorama se altera quando considerados indicadores de saúde, como mortalidade infantil, cuja taxa é de 8,89 mortos por mil nascidos vivos. Neste ranking, Ipatinga ocupa a 3.373ª posição, entre 5.570 no país, e a 493ª, entre 853 em Minas Gerais. Apesar disso, a cidade é considerada polo regional de saúde para as cidades no entorno, que utilizam a infraestrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) disponível em 57 estabelecimentos4.
À frente do executivo municipal, está Nardyello Rocha – ou Naná, como se dirige à população nas redes sociais. Hoje filiado ao Cidadania, antigo PPS, o prefeito foi eleito pelo MDB nas eleições suplementares de 2018, após o afastamento de Sebastião Quintão (PMDB) e Jésus Nascimento (PSDB) por abuso de poder econômico ou político e compra de votos5. Então Presidente da Câmara, Nardyello assumiu interinamente a prefeitura até vencer as eleições suplementares com 36,33% dos votos contra 20,22% obtidos pela coligação “Frente de esquerda Ipatinga socialista”, composta por PCB e PSOL. Nos quatro mandatos como vereador, se elegeu em 2001 pelo PL, em 2005 pelo PMDB, em 2009 pelo PSD e, em 2017, novamente pelo PMDB.
O coronavírus não demorou a chegar em Ipatinga. Embora o site oficial da Prefeitura aponte, através dos gráficos interativos, a primeira confirmação em 16 de março, no dia 12 Naná anunciava o primeiro caso confirmado no município, o segundo no estado de Minas, em uma live em sua página no Facebook6. Por lá, o assunto já estava sendo abordado desde o dia 28 de fevereiro, quando o prefeito informou que as unidades de saúde já haviam passado por treinamento há cerca de 20 dias. Esses primeiros pronunciamos transpareciam as principais características presentes nas suas falas: planejamento, informação e o apoio de Deus no enfrentamento da situação.
Antes de decretar situação de emergência e instalar o Comitê Gestor de Crise – composto pelo secretariado, procuradoria e controladoria geral do município, representantes das polícias civil e militar e dos bombeiros, do Ministério Público, de conselhos, associações comerciais e educacionais e da Usiminas –, em 16 de março, Nardyello informava sobre o coronavírus, chamando também a atenção para doenças até então mais próximas, como dengue e Chikungunya.
Ao contrário de Bolsonaro, desde suas primeiras falas no Facebook, o prefeito não negou a existência ou a gravidade da pandemia: “não podemos jogar o sujeito para debaixo do tapete”, “não somos utópicos muito menos mentirosos, sabemos que casos virão”, “infelicidade de ter esse presidente que fala que está supervalorizado”. A crítica ao presidente data de 12 de março.
Nardyello assinou, até o dia 20 de maio, 25 decretos. Depois do primeiro, cujo teor já foi mencionado, o prefeito seguiu em uma escalada de suspensões: estúdios, academias, setores administrativos, escolas de idiomas e cursos, atividades de lazer, competições esportivas e eventos, entre outros. Ele também regulamentou a organização de mesas em bares e o horário da principal feira de hortifrutigranjeiros da cidade, além de determinar aplicação e valor de multa para descumprimento dos decretos. O comércio, com exceção de delivery e serviços essenciais, foi suspenso em 20 de março; a situação de calamidade pública foi decretada no dia 24 e as aulas presenciais em todas as instituições públicas e privadas foram suspensas no dia 27.
As ações restritivas se seguiram até o decreto 9.295/2020, de 07 de abril, quando, argumentando que “a suspensão de todas as atividades comerciais trará uma recessão de incalculável prejuízo” e mencionando os dados epidemiológicos e a Deliberação nº 17 do governo estadual, Ipatinga iniciou a reabertura gradativa do comércio, com horário e medidas especiais. No dia 28, o decreto 9.312/2020 estendeu a retomada a outros setores, como shoppings e academias.
Mas, se, em compasso com o movimento do governo estadual através do projeto “Minas Consciente”, o Comitê Gestor decidiu pela reabertura do comércio, o Ministério Público determinou a suspensão do funcionamento de bares, restaurantes, shoppings e academias, em ação judicial acatada pela prefeitura. No dia seguinte, através de pedido de reconsideração, o executivo conseguiu reabrir academias, barbearias e salões de beleza. Porém, o recurso para a abertura de bares e restaurantes e shoppings ainda está sendo analisado.
Nesse meio tempo, Nardyello tornou obrigatório o uso de máscara em setores comerciais, de transportes, bancários e administrativos e ampliou o horário comercial excepcionalmente para o Dia das Mães. Nos dois últimos decretos, publicados em 18 e 19 de maio, abriu crédito extraordinário somando quase três milhões para reforço no orçamento vigente. Como próxima medida, já anunciou a intenção de retomar atividades escolares remotas a partir de junho.
Se os discursos e textos políticos são fontes estratégicas de tomada de posições políticas, é importante não só analisar os decretos apresentados pelo prefeito, mas também a própria narrativa que ele construiu em torno de suas ações. Sobretudo quando ele utiliza as redes sociais como meio tão ativo de comunicação, divulgando desde o trabalho do governo a partidas de futebol com os amigos e almoços em família.
Assim, ao mesmo tempo e que Nardyello tomava medidas administrativas e de prevenção à Covid-19, ele aparecia em lives quase diárias para apresentar números da doença no município e responder a perguntas dos espectadores. Nesses vídeos, o prefeito também informava sobre os decretos e ações da prefeitura (“É um governo de resposta rápida”), segundo ele, sempre orientadas pelo Ministério da Saúde e dados epidemiológicos: “Preservação da vida é o foco… Orar e agir…”; “Brincar com estes números é brincar com a vida dos Ipatingueses… jamais vou fazer isto… posso pecar por excesso, mas jamais por omissão…. me ajudem…”.
Com exceção da distribuição de kits de alimentação a famílias carentes, medidas de auxílio sociais não tiveram destaque nem nas notícias oficiais nem no Facebook do prefeito. A tônica sempre foi de orientação, informação, combate às fake news – “arma do incompetente” – e retomada do comércio.
Embora Naná tenha responsabilizado o governo estadual pela falta de material de testes e reivindicado que os governos estadual e federal “cumpram seu papel de suporte necessário a empreendedores”, ele investiu em forte responsabilização individual: “não tem como a prefeitura ficar vigiando quem está em isolamento, a pessoa tem que ter responsabilidade, tem que ter juízo”. Pedidos de auxílio na fiscalização e denúncias de descumprimento dos decretos também foram recorrentes.
Hoje, Ipatinga tem 1.657 casos suspeitos, 60 confirmados, 1.199 casos negativos, 0 mortes, 0 mortes em investigação7 e um prefeito que afirma “não faço política, nem busco voto colocando vidas em jogo”. Os próximos meses dirão se os dois movimentos, da Covid-19 e de Naná, se sustentam.
Acompanhe a série de artigos do NEPOL
1 Doutora em Ciência política pelo IESP/UERJ. Pesquisadora associada do Doxa, Laboratório de Estudos Eleitorais, de Comunicação Política e Opinião Pública, do IESP/UERJ.
2 Disponível em https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/05/16/so-5-das-154-cidades-com-mais-de-200-mil-habitantes-nao-tiveram-mortes-confirmadas-de-coronavirus.ghtml. Acesso em 20/05/2020.
3 Disponível em http://atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/ipatinga_mg. Acesso em 20/05/2020.
4 Com exceção do IDHM, todos os indicadores foram retirados de https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/ipatinga/panorama. Acesso em 20/05/2020.
5 Disponível em http://www.tre-mg.jus.br/imprensa/noticias-tre-mg/2018/Abril/presidente-do-tse-determina-afastamento-imediato-de-prefeito-e-vice-de-ipatinga. Acesso em 20/05/2020.
6 Disponível em https://www.facebook.com/nardyelloipatinga/. Acesso em 20/05/2020.
7 Disponível em https://www.ipatinga.mg.gov.br/coronavirus. No site da Prefeitura também podem ser consultadas receitas, despesas e doações relativas ao enfrentamento da Covid-19, além do conteúdo dos 25 decretos expedidos por Nardyello. Acesso em 20/05/2020.
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