Quem somos
Conheça o Núcleo de Estudos sobre Política Local da UFJF
O Núcleo de Estudos sobre Política Local (NEPOL), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora, dedica-se à produção de pesquisas que avancem o conhecimento sobre a política local no Brasil e na América Latina. Nosso interesse abrange diversos aspectos da política municipal, incluindo representação e participação política, eleições, elites e partidos políticos, comportamento legislativo e políticas públicas municipais. Também investigamos as relações intergovernamentais e as conexões entre atores e instituições políticas em diferentes esferas de governo.
O campo de estudos sobre poder local no Brasil se fortaleceu desde que os municípios brasileiros se tornaram entes federados com responsabilidades centrais na entrega de bens e serviços à população. Nesse contexto, os atores e instituições políticas locais ganharam importância no sistema político brasileiro. Desde sua fundação em 2015, o NEPOL tem impulsionado essa agenda de pesquisa com projetos financiados por agências nacionais e internacionais, em parceria com instituições de ensino e pesquisa de destaque no país e na América Latina.
Nossa equipe é composta por pesquisadores e estudantes em diferentes estágios de suas carreiras, unidos pelo interesse comum na política local e em projetos de pesquisa colaborativos. Juntos eles formam um espaço estimulante de debate e intercâmbio acadêmico e intelectual. Resultados dessa colaboração podem ser vistos nas várias publicações produzidas pelos membros e colaboradores do Núcleo.
Contribuímos para a formação e treinamento de estudantes de graduação e pós-graduação. Na última década, nossos estudantes realizaram vários estudos focados na política local, incluindo monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado.
O NEPOL promove eventos de capacitação, como cursos de curta duração, seminários e workshops nacionais e internacionais, voltados para a apresentação de resultados de pesquisa e promoção do intercâmbio acadêmico.
O Núcleo busca estar constantemente sintonizado com os temas mais salientes da política e do debate público atual. Exemplos incluem a série especial de artigos sobre as respostas de quase uma centena de governos municipais brasileiros à pandemia de Covid-19, publicada em 2020, e a pesquisa em desenvolvimento sobre a ultradireita no nível local no Brasil, financiada pelo CNPq.
A partir de 2024, o blog do NEPOL, juntamente de suas redes sociais e intervenções na mídia, se tornam os principais meios de divulgação científica das realizações do Núcleo. Por este meio esperamos contribuir com análises embasadas em pesquisas empíricas sobre temas centrais da política local no país e na região.
Equipe
Coordenadora
Marta Mendes da Rocha
Professora associada do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2011. Possui graduação em História (2003), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Criadora e coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Política Local (NEPOL/UFJF) que congrega pesquisadores interessados no tema da política local. Suas pesquisas versam sobre instituições políticas, representação política, governos subnacionais, poder local e clientelismo. Fez estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais (2021-2022). Foi Fulbright Visiting Scholar na University of Texas (Austin) (2022). Compõe o Comitê Executivo da Rede de Estudos sobre Política Subnacional na América Latina (REPSAL), da qual é uma das fundadoras. É bolsista de produtividade em pesquisa (PQ 2) do CNPq.
Colaboradores
JORGE CHALOUB
Jorge Chaloub é doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ, professor do Departamento de Ciência Política da UFRJ, docente permanente do PPGCSO-UFJF, bolsista de Produtividade do CNPq e Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. É autor do livro "Interpretações contemporâneas do Brasil" e de diversos artigos em periódicos da área, além de organizador do livro "Democracy and Brazil: Collapse and Regression". Desenvolve pesquisas sobre as linguagens políticas das direitas latino-americanas e a trajetória do liberalismo no Brasil.
Iván jacobsohn
Iván Jacobsohn é licenciado em Ciência Política pela Universidade Nacional de San Martín (UNSAM) e Mestre em Direitos Humanos e Democratização na América Latina e no Caribe pela mesma instituição. Atualmente, está realizando o Doutorado em Ciência Política na UNSAM com uma bolsa do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (CONICET). Seus temas de pesquisa versam sobre a política subnacional em contextos federais, principalmente as condições sob as quais um governador decide reprimir nas províncias argentinas. Atualmente, é Chefe de Trabalhos Práticos na Licenciatura em Ciência Política na Escola de Política e Governo (EPYG) da UNSAM.
lucas gelape
Pesquisador de Pós-Doutorado no FGV-CEPESP, bolsista FAPESP. Doutor em Ciência Política pela USP, com estágio de pesquisa na Universidade Harvard. Mestre em Ciência Política pela UFMG. Trabalhou como assessor técnico da Fundação Seade (SP), analista de dados em projetos do Volt Data Lab/Núcleo Jornalismo, e cientista de dados no G1. Áreas de interesse: Instituições Políticas; Estudos Eleitorais; Geografia Eleitoral; Política Local; Estudos Legislativos.
Paulo d'ávila
Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ (2000) é professor adjunto no Departamento de Ciência Política do Instituto de Ciências Sociais da UERJ (ICS/UERJ) e do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UERJ (PPCIS/UERJ). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em teoria política e instituições políticas e nos temas da democracia, representação e participação política, intermediação de interesses, poder local, vereança e estudos de política municipal.
telma hoyler
Dedica-se ao tema dos estudos urbanos e da representação política na cidade. É pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/USP) e da Global Research Network on People and Parliaments (GRNPP- ERC). Com o financiamento da Urban Studies Foundation, atualmente produz e dirige seu primeiro documentário, produto de sua tese de doutorado, uma etnografia de vereadores e mobilizadores políticos da cidade de São Paulo. É doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo com período de intercâmbio na Sciences Po (Paris). Recentemente concluiu um período de pós-doutorado na Bartlett School of Planning, University College London (UCL).
ximena simpson
Doutora em ciência política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com pós-doutorado em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Secretaria de Extensão da Escola de Política e Governo Universidade Nacional de General San Martín (UNSAM), Argentina. Especialista em política comparada latino-americana. Dirige a rede de pesquisa sobre “Capacidades Estatais em Estados multinível. Coordena o Observatório de Economia e Política Brasil-Argentina (OBRA).
nara salles
É pesquisadora do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj), com estadia de pesquisa no WZB Berlin Social Science Center. Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ao lado da Prof.ª Argelina Figueiredo, coordena o projeto "Vota Aí! Além do Nepol, atua como pesquisadora colaboradora no Doxa - Laboratório de Estudos Eleitorais, de Comunicação Política e de Opinião Pública do Iesp-Uerj. Realiza pesquisas na área de eleições, partidos e comportamento político no Brasil.
TOMAS DOSEK
Professor associado do Departamento de Ciências Sociais (Seção de Ciência Política e Governo) da Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP). É doutor em Ciência Política pela Pontificia Universidad Católica de Chile e possui mestrado em Estudos Latino-Americanos pela Universidade de Salamanca, Espanha, e em Relações Internacionais e Diplomacia pela Escola Superior de Economia de Praga, República Tcheca. É autor de The Persistence of Local Caudillos in Latin America. Informal Political Practices and Democracy in Unitary Countries (University of Pittsburgh Press, 2024). Seus interesses de pesquisa são partidos políticos e sistemas partidários, reformas eleitorais e política subnacional.
CARLOS VARETTO
Carlos Varetto é bacharel em Sociologia pela Universidade Nacional de Villa María (Argentina) e doutor em Ciência Política pela Universidade Nacional de San Martín (UNSAM, Argentina). É pesquisador Adjunto do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Tecnológicas no Instituto de Política, Sociedade e Intervenção Social da Universidade Nacional de Córdoba (IPSIS-UNC/ CONICET, Argentina). Suas pesquisas versam sobre sistemas partidários, política subnacional e carreiras políticas. É coeditor de “Imágenes Fragmentadas. Nacionalización partidaria, política multinivel y subnacional en Argentina”, CLACSO (2023).
CHRISTIANE JALLES DE PAULA
Cientista social, mestre e doutora em Ciência Política pelo IUPERJ. É professora da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, Pensamento Político Brasileiro, Justiça, Cidadania e Direitos, tendo se especializado nos seguintes temas: conservadorismo no Brasil, Intelectuais católicos, cidadania e história das instituições jurídicas brasileiras (Ministério Público, Conselho Nacional de Justiça e Supremo Tribunal Federal).
ANA CLARA COSTA
É bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017) e mestre em Ecología Política y Alternativas al Desarrollo pela Universidade Andina Simón Bolívar - Ecuador (2024). Ao longo de toda a sua graduação, integrou o NEPOL, onde, como bolsista, participou de pesquisas como "Representação Política no Nível Local na América do Sul: Parlamentos em Perspectiva Comparada" e "Desenvolvimento Institucional das Câmaras Municipais Brasileiras". Atualmente, retorna ao NEPOL para contribuir com estudos sobre temas relacionados ao meio ambiente no nível municipal. Seus principais interesses de pesquisa incluem política local, participação popular, transparência pública, soberania e segurança alimentar, além de mudanças climáticas.
Pesquisadores
guilherme de
abreu duque
Mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora na linha de pesquisa “Cultura, Democracia e Instituições”. Possui graduação em Ciências Humanas (Bacharelado) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2018-2020) e atualmente é graduando em Ciências Sociais pela mesma. Tem interesses nas áreas de política local, teoria política, clientelismo, representação e participação política.”
gustavo fernandes paravizo mira
Gustavo Fernandes Paravizo Mira é jornalista, mestre em Comunicação Social e doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na linha de concentração Cultura, Democracia e Instituições, mestre em Comunicação pela UFJF, na linha de concentração Comunicação e Poder, e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pesquisa a relação Executivo-Legislativo no âmbito da Câmara dos Deputados, com enfoque nos processos de tomada de decisão mediados por lideranças, além de outras temáticas ligadas aos Estudos Legislativos.
mateus jorge
Mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui graduação em licenciatura (2020) e bacharelado (2022) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa. Foi professor das disciplinas de eletivas e sociologia na rede estadual de educação de Minas Gerais durante os anos de 2020 e 2021. Atuou como assessor parlamentar na Câmara Municipal de Viçosa, dedicando-se, principalmente, à elaboração de projetos de leis, na organização de audiências públicas e na comunicação do mandato. Seus estudos se concentram principalmente nos seguintes temas: Partidos Políticos e Gênero; Educação; Política local.
gabrielly
costa cardoso
Bacharel em Ciências Humanas e em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou como pesquisadora bolsista nas pesquisas “Representação Política no Nível Local na América Latina”, “Representação política e clientelismo: velhas questões em novos contextos”, “Governos Locais frente ao Novo Coronavírus” e atualmente é pesquisadora em “Representação e dinâmicas de intermediação na política local brasileira”. Atua como assessora parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora. Seus temas de interesse são Política Local, Intermediação de Interesses, Métodos de pesquisa Quantitativos e Qualitativos, além de Meio Ambiente e Crises Climáticas.
camila miranda evangelista
Doutoranda em Ciências Sociais na PUC-Rio, onde é pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Federalismo, Política e Desenvolvimento (NUFEPD). Mestre em Ciências Sociais (2023) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), instituição a qual é vinculada como pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Política Local (NEPOL). Por meio do NEPOL desenvolve as seguintes pesquisas “Poder local no Brasil: três décadas de estudos” e “Representação, dinâmicas de intermediação de interesses na política local brasileira”. No mestrado, realizou a dissertação “O papel da indução governamental nos Consórcios Intermunicipais de Saúde: um estudo de caso da Acispes (1996/2021)”. Graduada em Comunicação Social (2011), trabalhou na área entre 2010 e 2021.
Giovanna bertorelli mancini
Possui graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2021). Atualmente é mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e graduanda na licenciatura em Ciências Sociais pela mesma instituição. É voluntária no grupo de estudos “Entre o nacional e o local: a radicalização da extrema direita na política municipal”, no qual foi bolsista durante o período de setembro de 2022 à março de 2024.